Alguns veículos transcedem épocas e figuram hoje como património cultural e ajudam a contar a história da economia, sociedade e o desenvolvimento da indústria automotiva décadas atrás. Uma desta relíquias é o Camaro, desenvolvido pela Chevrolet, divisão da GM em 1967.O Camaro surgiu como uma resposta ao sucesso do Mustang, da Ford. Sua primeira versão, aliás, possuía, caracteristicas em comum com o concorrente, como o sistema de tração e uma similar motorização. Por ter sido desenvolvido exatamente para combater com o Mustang, e trazer em suas especificações aspectos semelhantes, o veiculo é considerado pelos consumidores norte-americanos um Pony Car. Que nada mais é que um adjetivo utilizado para classificar um veiculo que, de alguma forma, tenha sido inspirado pelo Mustang.
Outra parte do seu componente foi herdado do Chevy II, como ficou conhecido o Chevy Corvair, produzido entre 1962 e 1967. A leva do Camaro, aliás, dividiu a mesma plataforma e foi lançado com alguns componentes em comum com o Pontiac Firebird, outro modelo da GM lançado simultaneamente. E é exatamente um destes primeiros exemplares, ricos em história, que abrilhantou a ultima edição do Sema- show.
O responsável pelo projeto é o John Wargo, através da Custom Shop, sua oficina de customização, John deu vida nova ao ancião da GM. A começar pela nova pintura. No Camaro, a base branca divide espaço com o grafite, divididos por uma faixa laranja. No capô, duas faixas que representam o fogo. As cores são de uma série especial da Dupont, denominada Hothues.
O corpo, que recebeu um novo aerofólio traseiro e faróis de milha, manteve por sua vez, maçanetas e retrovisores originais.O Chevy é calçado por pneus Firestone que envolvem rodas da Petrol, com 10 hastes em forma de "V".
O interior mantém a esportividade sem abrir mão do conforto. Prova disso são os assentos esportivos GTO revestidos com couro. Os instrumentos são da marca Speedtech e toda a forração foi feita pela ACC.
Um sistema multimidia também abriga a nova versão do Camaro. A unidade principal é um DVD player da Sony, e a mesma marca fornece também todos os alto-falantes. O sistema conta ainda com sistema de navegação e entrada auxiliar para iPod. Todos os recursos são sustentados por uma bateria extra Kinetik.
Por tratar-se de um Camaro, o principal aspecto da customização não poderia deixar de ser a mecânica.
Quem embala o modelo 42 anos de idade é um propulsor 454 Procharged BBC. O sistema de admissão é capitaneado por um coletor Wieand e o de escape por um coletor Hooker. O veiculo conta agora com câmbio manual Muncie de quatro velocidade e a suspensão utilizada é a ar, da Firestone, com regulagem automática dos braços. Para frear o robusto são utilizados freios Baer.
Em função de ser um veiculo voltado para a performance e por fazer parte da primeira geração de sua espécie, o veiculo foi apelidado de "Pace Maker", o que pode ser facilmente traduzido para o português como " O líder".
Em função de ser um veiculo voltado para a performance e por fazer parte da primeira geração de sua espécie, o veiculo foi apelidado de "Pace Maker", o que pode ser facilmente traduzido para o português como " O líder".
Mesmo com a retomada da produção do Camaro este ano ( a produção havia sido interrompida em 2002) , o lider da Custom Shop promete fazer frente a qualquer modelo novo que ganhe as ruas e o publico. Difícil será ver outro veiculo com 42 de idade, conservado, e customizado, com tanta competência como este...
texto extraído da revista CarStereo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário